Início » Conselhos práticos » Bolsas de estudo e suporte financeiro » Bolsas de estudo e suporte financeiro

Bolsas de estudo e suporte financeiro

Student sitting at a window writing

Bolsas de estudo, suporte financeiro, concessões financeiras, empréstimos... Existem diversas opções de ajuda financeira para estudantes internacionais que gostariam de cursar o ensino superior no Reino Unido.

  • A demanda por bolsas de estudo é sempre maior que a oferta. Por isso, inscreva-se o quando antes possível para aumentar as suas chances.
  • No site Education UK, você pode pesquisar entre milhares de bolsas de estudo usando a ferramenta de “Pesquisa”. Clique em "Bolsas de Estudo" e selecione sua área. Esta ferramenta não lista todas as opções de bolsas britânicas, mas é uma forma excelente de começar a sua pesquisa. Outra alternativa é procurar diretamente nos sites das escolas, faculdades e universidades que lhe interessam. Você pode encontrar opções que não estão listadas aqui.
  • Em 2012, aproximadamente 33% de alunos de instituições independentes do Reino Unido receberam assistência financeira. Utilize a ferramenta de Pesquisa de Bolsas de Estudo do Independent Schools Yearbook para começar a sua pesquisa. Esse é um diretório de escolas independentes para estudantes até os 18 anos (nível primário e secundário) - note que ele não lista bolsas de estudos para o nível superior. 
  • Dependendo da sua nacionalidade, você pode ser qualificado a ter um empréstimo ou a uma ajuda financeira do governo do Reino Unido. Visite o site do UKCISA para mais informações.
  • Finalmente, verifique os sites das escolas, colleges e universidades que você está interessado. Eles podem ter um regime que não está listado aqui.

Avaliando os custos

Mesmo com uma ajuda financeira, é provável que você ainda tenha que pagar alguns dos custos – a viagem, a acomodação, ou parte do valor do curso. Pesquise sempre o que está e o que não está incluso na ajuda financeira.

Dificuldades financeiras

O melhor período para pesquisar suportes financeiros é antes de se inscrever no curso. Pode ser bastante complicado encontrar opções de financiamento, principalmente quando você já estiver no meio do ano acadêmico.

Se você estiver passando por alguma dificuldade financeira, por favor, visite o site do UKCISA para receber orientação.