Sentir-se em casa

Trafalgar Square, London

O Reino Unido (United Kingdom – UK) é um lugar acolhedor e amigável para pessoas vindas de todos os países, culturas e crenças.

Em 2012, mais de 500.000 estudantes internacionais de 200 países estudaram no Reino Unido, e mais 600.000 vieram para fazer um curso de inglês. Como um estudante no UK, você terá a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo e de aprender diferentes culturas.

Muitas escolas, faculdades e universidades possuem sociedades internacionais para garantir que você se sinta acolhido durante toda sua estadia no Reino Unido. Estas sociedades organizam atividades, como festas, idas a pubs, noites de filmes, e excursões a atrações turísticas locais; assim você fará amizade com outros estudantes internacionais rapidamente.

O Reino Unido é uma sociedade multi-religiosa, na qual todas as grandes religiões são praticadas e celebradas. O cristianismo é a religião com maior número de fiéis, seguida pelo islamismo, o hinduísmo, o sikhismo, o judaísmo e o budismo, enquanto um quarto da população não possui religião. Em grandes cidades, você encontrará igrejas, mesquitas, templos, sinagogas, gurdwaras e outros centros de adoração; por isso, se você reza regularmente em casa, poderá continuar com a sua rotina no Reino Unido. Leia mais sobre o assunto em nossa matéria sobre religião.

O Reino Unido tem uma forte comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais). As escolas, faculdades e universidades para estudantes adultos comumente possuem sociedades LGBT, nas quais você pode fazer amigos e receber suporte. No Reino Unido, é contra a lei discriminar alguém por causa da orientação sexual, e muitos estudantes internacionais LGBT optam por estudar no Reino Unido, pois compreendem que os seus direitos serão respeitados. Leia mais sobre o assunto na nossa matéria sobre lésbicas, gays, bissexuais e transexuais no Reino Unido.

Existem vários serviços de suporte no Reino Unido para estudantes com deficiências ou necessidades especiais. A maioria destes estudantes opta por escolas, faculdades e universidades convencionais, mas existem também centros educacionais especializados no suporte às necessidades especiais de crianças e adultos. Leia mais sobre o assunto em nossa matéria sobre inclusão e educação especial.

Na sua instituição no Reino Unido, haverá uma secretaria do bem estar estudantil, e provavelmente uma secretaria de assuntos internacionais, dedicadas ao bem estar de seus estudantes. Estes departamentos servem para oferecer conselhos e orientação sobre problemas pessoais. Para lhe ajudar a se acomodar no país, a maioria das instituições também oferece programas de orientação, apresentando o campus universitário e outros estudantes. Nas boarding schools (colégios internos), os jovens estudantes recebem os cuidados de “house parents” (funcionários que moram na escola para ajudar os estudantes sempre que necessário), uma enfermeira e um tutor residentes.

O governo do Reino Unido recebe estudantes internacionais e não há um limite de vistos de estudantes emitidos. A cada ano, milhares de estudantes estrangeiros conseguem um visto para estudar no Reino Unido. Você encontra mais informações sobre o assunto em nossa matéria sobre vistos, e todo o processo de concessão de vistos é explicado no site da UK Border Agency.