Novidades UK e Brasil

'Aqui você encontra notícias sobre o mundo acadêmico no UK, as recentes inovações em várias áreas, oportunidades de bolsas, cursos entre outras informações. Veja as mais interessantes e recentes novidades sobre o UK e o Brasil!'

EdUK_social_sciences_courses_article_lead_image_420x220

 

Educação

 


Olimpíadas 2012

 

 Saúde

 

Tecnologia

 

Meio Ambiente

 

  

 

.: EDUCAÇÃO

 

Revista Connexion especial Londres na versão online

 

A Revista Connexion Especial Londres está disponível na versão on-line. Nesta edição você encontra informações sobre os melhores destinos para aprender inglês ou fazer uma pós-graduação, lugares que você não pode deixar de conhecer, informações sobre visto, olímpiadas 2012 e muito mais.  Acesse este link e boa leitura! 

 

 

British Council tem ferramenta para ajudar estudantes com bolsas de estudo.

 

 

O British Council disponibiliza uma ferramenta de busca para pesquisadores que procuram oportunidades de bolsas de estudos no Reino Unido. Além disso, a ferramenta ainda auxilia na busca por trabalho na área.


Você é um pesquisador internacional? Se tem interesse em ir para o Reino Unido, você terá acesso a informações sobre oportunidades de bolsas e trabalho através do EURAXESS UK.
Saiba mais.

 

 

A ABEP-UK é uma associação que traz grandes benefícios para os brasileiros estudando no UK 

 

A ABEP-UK (Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido) é uma sociedade de caráter civil, sem fins lucrativos, com sede em Londres, congregando estudantes de pós-graduação e pesquisadores brasileiros que a ela se filiarem e que residam na Grã-Bretanha. 

A meta da associação é se disponibiliar aos estudantes de pós-graduação e pesquisadores brasileiros residentes na Grã-Bretanha para promover e incentivar atividades culturais, como debate de temas científicos, políticos, sociais e econômicos ligados ao Brasil, assim como ao trabalho intelectual e à condição social dos seus associados.

 

 

Universidade britânica entrega primeiro diploma em Beatles do mundo

  

Uma universitária canadense tornou-se a primeira pessoa no mundo a pós-graduar-se em Beatles. Ex-finalista do concurso de Miss Canadá, Mary-Lu Zahalan-Kennedy foi uma das primeiras estudantes a matricular-se no curso sobre a banda, em 2009, na Liverpool Hope University. Ela faz parte da turma de 12 alunos da pós-graduação sobre o grupo de John, George, Paul e Ringo. A universidade informou nesta quarta-feira (26) que Mary-Lu foi a primeira a se formar.

O lançamento do mestrado sobre Beatles, Música Popular e Sociedade, um dos únicos do gênero, foi o primeiro do mundo quando começou.O curso analisa o som e a composição dos Beatles e como Liverpool ajudou a moldar sua música. Também há disciplinas sobre a definição de identidade, cultura e sociedade a partir da música da banda.

Fonte - Reuters

 

Coventry University dá aulas em dispositivos móveis

 

Os alunos da Coventry University, no Reino Unido, vão poder em breve assistir às aulas em directo através de dispositivos móveis, como smartphones ou tablets. O serviço resulta de uma parceria estabelecida entre a universidade britânica e a Ericsson que assenta numa tecnologia cloud baseada na arquitectura IMS (IP Multimedia Subsystem) e no serviço In-Game Communication.

 

Além da possibilidade de poderem assistir às aulas através dos dispositivos móveis, outra das principais características do serviço é o facto de permitir aos alunos interagirem também com os professores ou tutores em tempo real.

 

De acordo com o estabelecimento universitário, o serviço poderá ser utilizado por cerca de 25 mil alunos que estão registados nos cursos on-line da Coventry University. Em comunicado o director do Serious Games Institute da Coventry Univeristy, Tim Luft, considera que o objectivo desta parceria passa por "transformar a nossa actual gama de aplicações móveis numa experiência interactiva para os nossos milhares de alunos on-line".

 

 

.: SAÚDE

 

Cérebro 'começa a declinar aos 45 anos', diz estudo 

 

Um estudo realizado pela University College de Londres (UCL) indicou que as funções do cérebro podem começar a se deteriorar já aos 45 anos de idade. Entre mulheres e homens com idades entre 45 e 49 anos, os cientistas perceberam um declínio no raciocínio mental de 3,6%. As conclusões contradizem pesquisas anteriores sugerindo que o declínio cognitivo só começaria depois dos 60.
 

O estudo, publicado na revista científica "British Medical Journal", foi conduzido ao longo de dez anos, entre 1997 e 2007.Os cientistas avaliaram a memória, o vocabulário e as habilidades cognitivas - de percepção ou de compreensão - de quase 5,2 mil homens e 2,2 mil mulheres entre 45 e 70 anos, todos, funcionários públicos britânicos.


Os resultados demonstraram uma piora em memória e cognição visual e auditiva, mas não em vocabulário - com um declínio mais acentuado nas pessoas mais velhas. Entre os indivíduos entre 65 e 70 anos, eles perceberam um declínio mental foi de 9,6% entre homens e 7,4% entre mulheres da mesma idade.
 

Para os cientistas, isso quer dizer que a demência não é um problema exclusivo da velhice, e sim um processo que se desenrola ao longo de duas ou três décadas. 
 

 

 

.: TECNOLOGIA

 

Universidade britânica cria cozinha computadorizada que ensina francês.

 

A cozinha criada pelos pesquisadores da Universidade de Newcastle tem computadores integrados, sensores e comandos por voz para os cozinheiros.


Dizem que uma da melhores formas de se aprender uma nova língua é convivendo com nativos. Quando isso não é possível, a solução é recorrer… à tecnologia. É o que defende um grupo de pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido. Eles desenvolveram, ao longo de 16 meses, uma cozinha digital capaz de ensinar francês aos ingleses. O aparato, composto por telas, sensores e, claro, utensílios domésticos, também ajuda os aprendizes a preparar alimentos de uma das culturas culinárias mais famosas do mundo. O invento fez tanto sucesso que recebeu financiamento da União Europeia para ser adaptado a outros seis idiomas.

O projeto da cozinha envolveu técnicas do que os especialistas chamam de tecnologia ambiental. Segundo esse conceito, é preciso incorporar sensores e outros eletrônicos ao ambiente, de forma que ele fique mais inteligente. “A bancada (da cozinha), por exemplo, pode detectar objetos que são colocados sobre ela usando sensores de radiofrequência, e os utensílios e recipientes possuem sensores de movimento acoplados”, afirma o professor Dan Jackson, da Escola de Ciência da Computação da Newcastle University, um dos responsáveis pela empreitada. Com essa estrutura, a cozinha consegue “saber” exatamente o que o cozinheiro está fazendo e, assim, orientá-lo sobre os próximos passos.

 

Fonte - Correio Braziliense

 

 

.: MEIO AMBIENTE

 

Um novo projeto anunciado pela Newcastle University (Reino Unido) pretende converter os excrementos de gado suíno em calor e energia elétrica com recurso a uma tecnologia de digestão anaeróbia.


O sistema de digestão anaeróbia orçado em 1,4 milhões de euros já está a produzir calor e energia elétrica a partir de excrementos de porco no referido latifúndio com 262 hectares. O próximo passo do projeto consistirá na utilização do calor para manter quentes os ditos animais, e no abastecimento da energia elétrica para o edifício de ordenha de vacas.
 

Paul Bilsborrow, o coordenador deste projeto, afirmou que a infraestrutura com 75 kW de potência foi concebida para ajudar os agricultores do nordeste de Inglaterra a descobrirem novas formas de produzir energia renovável com base em resíduos. A digestão anaeróbia oferece um enorme potencial em termos da utilização de gás metano (ou CH4) para suprir parte dos consumos de energia em explorações agropecuárias.
 

O referido projeto é parte integrante do programa Living Lab da Newcastle University, no qual são promovidas abordagens inovadoras para superar os desafios do desenvolvimento sustentável. A digestão anaeróbia é um processo por intermédio do qual microorganismos desagregam material biodegradável num ambiente sem a presença de oxigénio de modo a gerar biogás rico em metano e em dióxido de carbono que pode ser usado na produção de energia.
 

Fonte - Business Green, em 22 de Julho de 2011


 

 

A estudante Ariane Prin desenvolveu uma técnica para transformar resíduos em lápis.

 

A escola britânica Royal College of Art é reconhecida no mundo todo por seus cursos de pós-graduação em arte e design. Recentemente, a instituição lançou aos seus alunos o desafio de produzir algo a partir do lixo gerado nos mais diversos departamentos da escola, contribuindo com o ambiente e com a sociedade local.

 

A estudante Ariane Prin levou o projeto a sério e desenvolveu uma técnica para transformar os resíduos em lápis. O procedimento envolveu a mistura do lixo com farinha, argila, serragem, água, tinta e grafite.
Em entrevista ao site Co. Design Fast, Ariane revelou que estuda métodos para aumentar a produção de lápis a partir do método criado. Segundo a estudante, a Royal College of Art produz ao ano 170 sacos de serragem. Cada saco contribui com a produção de 90 lápis. “Tenho visitado algumas fábricas de lápis para apresentar meu projeto aos engenheiros responsáveis. A intenção é fazer esse negócio crescer”, afirma.

No vídeo abaixo (em inglês), a britânica mostra o passo a passo da produção dos lápis que, por enquanto, estão sendo vendidos apenas aos seus colegas de escola.
 

 

Assista o vídeo aqui

 

 

Cientistas encontram 'mundo perdido' na Antártida

 

Um grupo de cientistas britânicos encontrou comunidades de espécies desconhecidas no fundo do mar próximo à Antártida, no ambiente escuro e cálido que rodeia os condutos hidrotermais, diz um estudo.

O achado, feito por especialistas das Universidades de Oxford e Southampton e o Serviço Antártico Britânico permitiram contemplar novas espécies de caranguejo, estrela-do-mar, anêmonas e polvos. Para a pesquisa, os cientistas empregaram pela primeira vez um veículo dirigido com controle remoto para explorar o East Scotie Ridge, nas profundezas do oceano Antártico.

 

Segundo o professor Alex Rogers, do Departamento de Zoologia da Universidade de Oxford, "os condutos hidrotermais são o lar dos animais que não são encontrados em nenhuma outra parte do planeta que obtém energia não do So, mas de substâncias químicas como xx.

 

As imagens feitas pelo veículo mostram colônias enormes de uma nova espécie de caranguejo agrupadas ao redor dos condutos de ventilação. A câmera também captou outras imagens de uma nova espécie predadora de estrela-do-mar com sete braços e um polvo de cor pálida não identificado, a quase dois mil metros de profundidade.

 

"O que não encontramos é quase tão surpreendente como o que encontramos", diz Rogers, que acrescentou que "muitos animais como vermes, mexilhões, caranguejos e camarões encontrados em condutos hidrotermais nos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico simplesmente não estavam ali".Os cientistas também consideram que as diferenças entre os grupos de animais encontrados nos condutos na Antártida e aqueles que estão em outros locais indicam que o Oceano Antártico pode atuar como uma barreira para eles.
 

Fonte - Estadão

 

 

.: OLIMPÍADAS 2012


University of Warwick desempenha um papel-chave nos Jogos Olímpicos de 2012

A University of Warwick irá desempenhar um papel vital no Jogos Olímpicos de 2012. A cidade de Coventry, onde está localizada a universidade, receberá os jogos de futebol das Olimpíadas. O Comitê Organizador de Londres 2012 anunciou que a Ricoh Arena, casa do Coventry City Football Club, que fica na região central do UK, as Midlands, será o novo palco para as partidas do futebol olímpico de 2012 e a Universidade de Warwick irá oferecer treinamento e acomodação para os times.

 

As equipes de futebol de todo o mundo farão seus treinos em campos de prática no campus Hill Gibbet – um dos campi da universidade - e os jogadores utilizarão também um dos premiados centros de conferências da Universidade. Coventry venceu a concorrência acirrada de Birmingham, Derby e Leicester para ser sede dos jogos de futebol das Olimpíadas.


O professor Nigel Thrift da Universidade de Warwick disse que é muito bom para Warwick que a cidade de Coventry tenha sido bem sucedida em trazer essas equipes internacionais. Ele disse: "Esta é uma grande notícia para a cidade e para a Universidade. Estamos muito contentes de saber que as instalações esportivas e as salas de conferência da Universidade de Warwick foram capazes de desempenhar um papel chave para ajudar a trazer esses times de futebol a Coventry.


"Como uma Universidade, temos significativa experiência em sediar grandes eventos esportivos internacionais e uma experiência particular em sediar treinos de futebol e apoiar gerentes de futebol do Reino Unido, que trabalham no mais alto nível do jogo."


A Ricoh Arena será temporariamente renomeada “Estádio da cidade de Coventry para os Jogos Olímpicos Londres 2012” e todas propagandas de patrocinadores da arena serão removidas durante os Jogos Olímpicos.


 

A University of East London em parceira com a NUTAU/USP e a UGF organizaram o simpósio Rio-Londres: Cidades Olímpicas


O evento, organizado sob a coordenação do Professor Lamartine DaCosta, diretor do Centro de Estudos Olímpicos na Universidade Gama Filho e professor visitante na University of East London, aconteceu no campus da Universidade Gama Filho perto do Parque Olímpico Rio 2016 atualmente em construção. As sessões foram realizados tanto em Inglês e Português e facilitada pela tradução simultânea entre as línguas.
 

O motivo principal da realização deste evento reside no fato corrente que os Jogos de 2016 criarão 100 mil empregos diretos e 80 mil voluntários na cidade do Rio de Janeiro. Além disso, a Copa do Mundo FIFA de 2014 (12 cidades sede) e outros eventos congêneres, como os Jogos Mundiais do Trabalhador de 2013, deverão gerar postos de trabalho diretos e indiretos em todo o país, somando um total estimado em cerca de 3,5 milhões de oportunidades de trabalho.


Tal justificativa deverá ganhar maior validade a partir de agosto deste ano, quando o Rio de Janeiro receberá de Londres a gestão do ciclo olímpico que se estenderá até 2016. Neste mesmo período, a demanda por apoio técnico profissional deverá também crescer pela realização de outros megaeventos esportivos, relevando-se a Copa de 2014, cujos impactos abrangem o país como um todo.


Assim sendo, as demandas mencionadas acima uniram a University of East London (UEL), o Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo (Universidade de São Paulo/Brasil) – NUTAU/USP e Universidade Gama Filho - UGF (Rio de Janeiro/Brasil), no sentido de contribuir para a solução dos problemas de conhecimento técnico e de empregabilidade, em adição a outros que tem se apresentado desde os Jogos Panamericanos (2007) e Jogos Mundiais Militares (2011) realizados no Brasil, tais como os de legados, desenvolvimento urbano e impactos sobre cidades.

 

Para mais detalhes sobre o simpósio acesse este link (em inglês).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avalie este artigo

Search

Clear filters Filter by

Location

Type of attendance

Age range

Course length

Accommodation

Course Delivery

Vacation Courses

Clear filters Filter by

Location

School Type

Residential Type

Age Range

Special Needs

Dietary

Religious Tradition

Clear filters Filter by

Country of residence

Type of course

Awarding body