'O governo brasileiro disponibiliza 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio entre o Brasil e o mundo, inclusive para o Reino Unido'
"Ciência Sem Fronteiras" é um programa do Governo Federal brasileiro que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes.
O projeto prevê a utilização de até 75 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior. A grande maioria das bolsas é de graduação sanduíche (um ano) e doutorado (pleno ou sanduíche)
O Reino Unido é um dos principais países participantes do projeto, e suas instituições e representações já estiveram reunidas com o governo brasileiro para possibilitar o maior número possível de estudantes brasileiros no UK.
Todos os detalhes de metas, objetivos, tipos de bolsas, áreas prioritárias, instituições estrangeiras que podem receber brasileiros e muito mais estão no site oficial do programa Ciência Sem Fronteiras (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br). Lá você também vai encontrar as chamadas abertas para estudantes que queiram se inscrever e concorrer a uma bolsa no Reino Unido. Sugerimos baixar os arquivos e ler com atenção os procedimentos e prazos, para garantir participação no processo seletivo.
Atualmente são 77 instituições britânicas de gabarito que estão esperando para recebê-los em suas graduações e programas de pesquisa. Você pode saber mais sobre cada uma delas a partir do nosso website. Use o buscador de cursos na homepage para encontrar aquelas que têm programas em sua área. Conte ainda conosco para ajudá-lo a conseguir o nível de inglês mínimo para poder participar da seleção.
Confira as chamadas abertas e outras informações úteis sobre o programa Ciência sem Fronteiras: