'"Study Abroad" - Semestre/ano no exterior'
O que é o Study Abroad?
Para quem já está na faculdade, uma ótima alternativa para estudar no Reino Unido sem atrasar os estudos que já iniciou é fazer o Study Abroad Programme. O aluno estuda por 1 semestre ou 1 ano numa universidade britânica e, no final transfere os créditos para o conteúdo disciplinar de seu programa no Brasil.
Ter uma experiência de estudos internacional é cada vez mais importante para o currículo de profissionais de sucesso. Estudar um semestre ou um ano numa universidade britânica é mais um caminho que pode abrir portas para uma posição de destaque no mercado de trabalho. Com esta experiência, você vai desfrutar de contato com estudantes do mundo inteiro, vivenciar uma nova cultura e ter acesso a centros de excelência em pesquisa acadêmica, técnica e profissional, além do estímulo constante à geração de idéias e projetos originais.
É uma opção com excelente relação custo-benefício, que valoriza seu currículo em curto espaço de tempo e possibilita que você adquira fluência na língua inglesa.
Finalmente, vale destacar os benefícios para estudantes matriculados em cursos com duração superior a 6 meses e carga horária semanal mínima de 15 horas: tratamento médico gratuito pelo Sistema Nacional de Saúde (National Health System - NHS) e a possibilidade de trabalho em meio período.
Procedimentos para Inscrição
Escolha e compare os cursos por conteúdo e avaliações oficiais; utilize a busca de cursos do nosso portal e/ou visite nosso Centro de Informação. A seção Escolhendo sua instituição traz indicações sobre os mecanismos de avaliação.
Escolha e compare os cursos por conteúdo e avaliações oficiais; utilize a busca de cursos do nosso portal e/ou visite nosso Centro de Informação. A seção Escolhendo sua instituição traz indicações sobre os mecanismos de avaliação.
Os módulos escolhidos devem ser do mesmo curso que você está fazendo no Brasil. Obtenha, no departamento do curso escolhido, na universidade britânica, todo o conteúdo programático e a modularidade dos cursos (disciplinas divididas em semestres ou anuais) com a descrição das matérias e respectivas cargas horárias e créditos. Compare-as com o conteúdo do seu curso no Brasil, junto à assessoria para assuntos internacionais da sua universidade.
Certifique-se, junto à mesma assessoria, de que as disciplinas estudadas serão incorporadas ao histórico de sua graduação no Brasil. O MEC autoriza que disciplinas cursadas no exterior sejam incorporadas ao histórico da graduação como disciplinas optativas. Mas havendo determinados tipos de acordo entre a universidade brasileira e a britânica, tais disciplinas podem vir a fazer parte do conteúdo programático normal.
Verifique junto ao International Office quais são os requisitos para admissão, como um certificado de conhecimento da língua inglesa (IELTS), carta de intenção, entre outros. Envie sua candidatura diretamente à instituição britânica, através de um representante desta, ou de um agente educacional no Brasil.
Mantenha sua faculdade no Brasil informada de quaisquer mudanças em sua grade curricular.
Ao terminar o curso, não se esqueça de autenticar os documentos escolares emitidos pela instituição britânica (certificado, descrição de matérias e créditos) no Consulado Geral do Brasil em Londres.
A inscrição ocorre através do departamento de "Study Abroad Admissions" da universidade britânica. Para fazer uma busca de universidades que ofereçam esta modalidade de estudos, consulte o nosso buscador de cursos que fica na página principal no menu à direita e/ou consulte o website do UCAS – Universities and Colleges Admissions Service, que é o órgão centralizador e intermediário responsável pela candidatura aos cursos universitários no Reino Unido. Saiba mais aqui.
Conforme o conteúdo do seu curso aqui no Brasil, a universidade britânica irá informar em que período do curso de graduação que escolher você estará apto a ingressar. Caso queira, no entanto, concluir seu curso de graduação em uma universidade britânica e obter um diploma de lá, você ingressará como estudante interessado num curso de graduação cuja inscrição ocorre através do UCAS. A universidade determinará em que ponto do curso você estará apto a ingressar, baseando-se nas disciplinas que cursou na universidade brasileira, comparadas ao conteúdo do curso da universidade britânica.
Veja o depoimento de um estudante brasileiro que fez o Study Abroad
Veja o depoimento de um estudante brasileiro que fez o Study Abroad
"Para mim, o aspecto mais importante da CATS – Cambridge Arts & Sciences – é o tamanho reduzido das turmas. Eu tenho muito mais atenção do professor do que eu tinha no Brasil, e com poucos estudantes por professor, eu não fico para trás se não entender algo.
A cidade de Cambridge é bem legal e muito segura. Como é pequena, posso me socializar e sair à noite com meus amigos na maioria das noites. Nós vamos jogar boliche, sinuca, a restaurantes, à academia ou jogar futebol. Sempre tem alguma coisa pra fazer."
Jefferson Felipe de Almeida