Colleges

'UK Colleges: considere essa opção'

EdUK_work_while_studying_article_support_image_420x220
Com cursos a preços acessíveis, flexibilidade e mentalidade prática voltada ao mercado de trabalho, os colleges devem ser considerados quando se pensa em fazer um curso no UK. Entenda o que são colleges e saiba por que vêm se tornando uma alternativa prática a estudantes internacionais no UK.
 

.: O que são colleges no Reino Unido ?
 
Colleges são instituições de ensino britânicas que existem em paralelo às tradicionais universidades. Quase toda cidade no Reino Unido tem um. O college oferece vários cursos profissionalizantes e técnicos, que estão dentro do nível chamado Career Based ou Further Education. Muitas vezes, ministram também cursos de nível superior (higher education), desde programas de graduação até pós-graduação, inclusive MBA. Há colleges privados e públicos, que recebem verbas governamentais.
 
 
.: Quem freqüenta os colleges?
 
Um college provê alternativas ao ingresso imediato em uma universidade, após o ensino médio. Há alunos de 16 a 70 anos nos colleges, pela variedade de cursos oferecida. A média, entretanto, está entre 20 e 30 anos.

Os colleges são menos conhecidos pelos estudantes internacionais que as universidades. Dessa forma, a experiência de estudos se beneficia de contato constante com a comunidade local e com o cotidiano dos britânicos, que compõem a maioria do corpo discente.
 
 
.: Que tipo de certificado os colleges oferecem?
 
As qualificações vocacionais geralmente levam o selo de organizações especializadas em exames que têm ampla reputação internacional, como UCLES (University of Cambridge Local Examinations Syndicate, o departamento de Exames da Universidade de Cambridge) ou City and Guilds. A supervisão desse processo pelo governo britânico garante ao estudante reconhecimento internacional e passaporte rumo ao sucesso profissional. Não há data de validade para a qualificação obtida em colleges.

Além disso, há cursos de graduação e pós-graduação, muitas vezes realizados em parceria com universidades. O diploma expedido vem da universidade parceira, garantindo qualidade e reputação ao programa de estudos cursado.
 
 
.: Para que profissões estudar num college faz mais sentido?
 
Basicamente há duas vertentes de profissões que costumam se beneficiar ainda mais dos career based courses ministrados nos colleges. Primeiro, aquelas áreas que possuem apelo global, como Turismo, Negócios, Artes, Design, Fotografia, Ciências, entre outras. Em segundo lugar, áreas em crescimento em que não é fácil obter uma qualificação formal de qualidade no país de origem do estudante. Isso ocorre por exemplo em vários setores industriais de ponta, como Agribusiness. Quem se qualifica dessa forma terá imensa vantagem em seu mercado de trabalho.

Há milhares de opções, e por estarem voltadas ao mercado de trabalho, algumas acabam sendo mesmo curiosas. Alguns cursos: Indústria do Entretenimento, Música Digital, Gerenciamento de Centros Esportivos, Animação, Estética, Administração Esportiva (com possibilidade de especialização no esporte de preferência do estudante), Design de Jardins e muitas outras.
 
 
.: Como são os preços dos colleges comparados aos de universidades ?
 
Cursos em colleges podem ser até 35% mais baratos que em universidades. O que ajuda também, no aspecto econômico, é sua menor duração, além da estrutura relativamente enxuta dos colleges.
 
 
.: Quantos colleges existem no Reino Unido?
 
Atualmente existem cerca de 450 colleges no UK. Destes, cerca de 120 trabalham ativamente com estudantes internacionais e são especialmente estruturados para esse fim.
 
 
.: Quais os pré-requisitos para um estudante brasileiro?
 
Não há grandes requisitos formais para os cursos profissionalizantes e técnicos. É recomendável que se tenha colegial completo, mas há flexibilidade neste quesito. Mesmo assim, o estudante precisará demonstrar um nível razoável de conhecimento da língua inglesa, avaliado pelo teste IELTS , aplicado pelo British Council. Mas até isso é flexível, já que vários colleges se especializam em cursos de inglês com ênfase profissional, e nesse caso a língua é ensinada simultaneamente a uma qualificação profissional.

Existem instituições que oferecem suporte no aprendizado da língua, para ajudar no acompanhamento do aluno que cursa programa profissionalizante. De qualquer forma, toda experiência acadêmica ou profissional prévia com boas notas e/ ou referências influenciam o processo de admissão do estudante nos programas oferecidos. Sua motivação pessoal também conta.
 
 
.: É possível trabalhar enquanto se estuda num college?
 
Sim, é possível, desde que o interessado obtenha o visto de estudante, que viabiliza a possibilidade de trabalho remunerado, até o limite de 20 horas semanais durante o curso, e em período integral durante as férias escolares.

Uma das condições para obtenção do visto de estudante é a inscrição e o respectivo pagamento de um programa de estudos com duração maior que 6 meses e carga horária semanal mínima de 15 horas, em período diurno.

Para cursos profissionalizantes, muitos colleges possuem ligações com o mercado de trabalho, seja no setor industrial, de comércio ou serviços. Isso facilita o contato com potencias empregadores, para a realização de treinamento profissional ou estágio, que não raro fazem parte do conteúdo programático de cursos vocacionais.
 
 
.: Em que os colleges são diferentes das universidades britânicas? O que os faz especial para estudantes brasileiros?
 
Os colleges são menores e proporcionam ao aluno um ambiente mais intimista. O estudante brasileiro geralmente gosta de ter um acompanhamento mais próximo. Por ter menos alunos, o college tende a prover vários serviços de orientação, e oferecer apoio constante ao estudante, como no sistema de ensino brasileiro.

Brasileiros costumam gostar de cursos práticos. Como a maior parte do corpo docente de colleges atua em seu respectivo campo profissional, a experiência prática dos alunos fica ainda mais rica. Agrega-se a isso o fato de que muitos cursos são desenvolvidos em cooperação com empregadores e indústria, atendendo a reais habilidades e competências exigidas no mercado de trabalho.
 
 
.: Que tipos de cursos são oferecidos nos colleges?
 
Career Based
 
Programas de estudo técnico profissionalizante e vocacional, que desenvolve as habilidades práticas para o exercício de uma profissão. O foco, portanto, são as exigências do mercado de trabalho.
 
English Plus ou Combined English Courses
 
O aprendizado do idioma é conjugado a aulas relativas a um tema de atividade profissional ou interesse pessoal, ajudando o aluno a se especializar no vocabulário e práticas de seu perfil vocacional. Os assuntos abordados vão de artes, história, cultura a administração, entre tantos outros. É uma excelente oportunidade para agregar um importante diferencial ao tradicional curso de inglês.
 
Graduação Sequencial
 
Com duração de um ou dois anos, esses cursos (HND, ou Higher National Diploma, 2 anos; HNC, ou Higher National Certificate, 1 ano) não só provêem uma qualificação de ensino de nível superior como também permitem que, após a conclusão, o estudante prossiga estudos até concluir as disciplinas que englobam um programa completo de graduação, em termos de bacharelado (esse período vai de 12 a 18 meses, de acordo com o assunto escolhido). O estudante volta para seu país de origem muito mais qualificado na área profissional em que seguirá carreira. Outro aspecto é o equilíbrio entre prática e teoria que essa formação proporciona.
 
Foundation Courses
 
Fundation course foi criado para cobrir a diferença entre o conhecimento atual do candidato a um programa de estudos de graduação (seja HNC, HND ou o bacharelado) e o conhecimento necessário para ingressar nesses cursos. Conforme o assunto de estudo, pode durar de 3 meses a 1 ano, e enfatizar o aprendizado da língua inglesa para fins acadêmicos, como também desenvolver conhecimentos na área em que se deseja cursar uma graduação. Em vários casos os colleges garantem aos alunos que concluem um foundation com boas notas, a oferta de vaga no curso pleiteado, seja ele ministrado no próprio college ou em parceria com alguma universidade.
 
Preparatory Course

Geralmente envolvem preparação para ingresso em programas de mestrado e MBA. As terminologias utilizadas podem variar de uma instituição de ensino para outra, e incluem títulos como pre-Masters course, pre-MBA course, Masters preparation, entre outros.
 
Graduação e Pós-graduação

Nesse caso, os colleges são chamados de Colleges of Further and Higher Education. Neles, pode-se estudar desde uma graduação completa (com titulação final como BA, BSc etc), que dura em média 3 anos, a alguns programas de pós-graduação, inclusive MBA, que em geral duram 1 ano.

Artigos relacionados

Avalie este artigo

Search

Clear filters Filter by

Location

Type of attendance

Age range

Course length

Accommodation

Course Delivery

Vacation Courses

Clear filters Filter by

Location

School Type

Residential Type

Age Range

Special Needs

Dietary

Religious Tradition

Clear filters Filter by

Country of residence

Type of course

Awarding body