'Saia na frente com uma pós-graduação no UK. O país é líder mundial em inovação e instalações universitárias. A pós-graduação no UK te dará uma grande vantagem sobre a concorrência.'
Valorizado
Fazer um intercâmbio no início da carreira só agrega pontos positivos. Atualmente o mercado valoriza muito uma experiência como essa. As vantagens são inúmeras como ganhar fluência numa segunda língua, enriquecimento de currículo, questões culturais, como de conhecer um mundo novo, costumes diferentes e etc.
Para especialistas de recursos humanos, há uma diferença muito clara entre aqueles que fizeram intercâmbio e aqueles que não fizeram. Uma característica importante e muito procurada pelo mercado atual é a coragem, a vontade de se arriscar, de não se acomodar. Os estudantes intercambistas passaram por isso e tiveram esta experiência, o que faz com que eles sejam ainda mais reconhecidos.
Por que escolher o UK para fazer sua pós-graduação?
Pós-graduação que se adapte às suas necessidades
A ampla variedade de cursos de pós-graduação no UK oferecem grande flexibilidade. Um mestrado, doutorado ou MBA em uma universidade do UK prova aos empregadores que você possui pensamento independente e auto-disciplina. Eles saberão que você é capaz de realizar e analisar a sua própria pesquisa e dar uma contribuição real para a empresa ou organização. São milhares de oportunidades: atualmente há mais de 50.000 cursos de mestrado profissional e pesquisa acadêmica no UK.
Em níveis de estudo você pode encontrar mais informações sobre as modalidades de pós-graduação no UK e as diferenças entre o sistema britânico e o brasileiro.
Excelência acadêmica
As universidades britânicas oferecem qualificações de qualidade reconhecidas internacionalmente. Atualmente no UK há mais oportunidades para estudantes do que nunca.
A Educação Superior Britânica combina os melhores elementos da tradição e da modernidade. Algumas universidades do Uk estão entre as mais antigas do mundo e outras são conhecidas por sua modernidade.
A qualidade e o alto padrão da educação britânica são alguns dos motivos que levam estudantes internacionais a procurarem os cursos do UK. Esta alta qualidade é garantida por meio do trabalho de vários órgãos oficiais como por exemplo a Quality Assurance Agency (QAA) e o RAE.
Para saber mais sobre o sistema de avaliação das universidades britânicas e conhecer os rankings mais populares do UK, visite nossa página Como Escolher sua Universidade.
A maiorida das universidades britânicas mantêm boas relações com empresas e organizações profissionais.
Braços abertos
O UK tem tradição de sempre receber muito bem estudantes internacionais de todos os cantos do mundo. Somente em 2008/2009 (não esqueça que o ano no UK começa em Setembro e acaba em Julho do ano seguinte) em cursos de pós-graduação havia 205.705 estudantes internacionais no UK.
As Universidades estão bem acostumadas a receber estes estudantes e todas elas têm programas de apoio ao estudante e de serviços sociais mais gerais dentro de seus campi.
A língua dos negócios
Uma das maiores vantagens de estudar no UK é a oportunidade que o estudante tem de progredir na fluência da língua inglesa – que é uma das habilidades mais requeridas no mundo internacional dos negócios.
Outra vantagem interessante é para aqueles estudantes que gostariam de ter um contato direto com o mercado de uma potência econômica e também da União Européia.
Custo-benefício
Para estudantes internacionais, estudar no UK tem um alto custo-benefício. Muitos cursos no UK são mais curtos ou mais intensivos que os mesmos oferecidos em outros países. Os cursos de pós-graduação no UK, por exemplo, duram em média um ano, enquanto que em outros países, como os Estados Unidos ou Austrália, a maioria é de dois anos.
As taxas de exames estão inclusas na taxa do curso e o seguro-saúde é de graça para estudantes cujo curso dura mais de seis meses.
Bolsas
Todos os anos, centenas de estudantes internacionais vão para o UK estudar com bolsas oferecidas pelo governo brtiânico ou também pelo governo de seu país de origem. Existem muitas oportunidades, principalmente para aqueles alunos que se destacam como líderes e que conduzem pesquisa de qualidade em seu país de origem. Para alunos de pós-graduação, as oportunidades são ainda maiores.
Saiba mais sobre o Chevening que é a bolsa concedida pelo British Council e saiba mais também sobre outras oportunidades de bolsas concedidas por diversos órgãos britânicos e internacionais.
O UK
Considerações acadêmicas à parte, o UK é um país dinâmico, cosmopolita, um lugar onde pessoas de todo o mundo se encontram, não somente estudantes e turistas, mas também pessoas que fizeram do UK sua casa.
O interior do UK é maravilhoso, ótimo para passeios diversos e contato com a natureza. A cultura britânica, incluindo seus mundialmente renomados teatros, museus e galerias, sua arquitetura e sua rica história, fazem do país um lugar fascinante e diferente para estudar e viver. Vale muito a pena explorar a vida e a cultura do UK.
O Uk é também um ponto de passagem para a Europa continental. Tirando vantagem dos descontos para estudantes, você pode facilmente ter uma experiência em muitas cidades do Uk e também em países vizinhos. Saiba mais como é fácil viajar pelo UK.
Visto
A aplicação e o processo de conseguir um visto para o UK estão cada vez menos complicados. Os estudantes agora sabem exatamente do que precisam para conseguir o visto e o governo britânico adotou um processo por somatória de pontos, no qual o estudante vai acumulando mais e mais pontos, quanto mais critérios ele preencher. Este sistema é aplicado também para renovações de visto. Então, se você deseja estender seus estudos ou ficar um tempinho a mais para poder viajar, o processo de extensão de visto está muito mais fácil.
Além da facilidade no processo, há muitos benefícios para estudantes no UK. Dependendo do curso que você vai fazer, você poderá trabalhar durante 20 horas semanais e durante as férias. Assim, você pode guardar um dinheiro para curtir a vida cultural e turística britânica. Para saber mais sobre como tirar seu visto e quais benefícios você pode ter, acesse Como aplicar para o visto.
Redes de apoio
Os procedimentos de escolha e de aplicação para as instituições escolhidas foram feitos para ser o mais simples e o mais úteis possível. Para graduação, o UCAS é muito eficiente e prático, mas as universidades e os colleges britânicos possuem funcionários especializados para ajudar os estudantes de todos os níveis. O apoio ao estudante no UK é algo levado muito a sério. Os estudantes internacionais serão bem recebidos e terão o suporte e as dicas necessárias para que eles aproveitem ao máximo sua experiência no UK.
Além do apoio antes de chegar à universidade, as instituições do UK tem funcionários especializados em trabalhar com estudantes internacionais e todas as universidades britânicas tem todas as instalações necessárias em seu campi. Algumas até mesmo garantem acomodação para o primeiro ano e orientam, por meio de um órgão responsável, estudantes como conseguir uma boa acomodação para os próximos anos. Há ótimas e bem-estruturadas bibliotecas com calmos lugares para estudar. A maioria das universidades têm lanchonetes ou cafés, estruturas para praticar esportes e também muitas atividades de entretenimento organizadas pelos próprios estudantes, sociedades e clubes.
Veja o depoimento de uma estudante brasileita que fes um mestrado no UK.
"Eu sou uma estudante de MSc Community Development e decidi seguir nesta área de estudos porque é uma área com a qual já estava trabalhando. No Brasil eu trabalhava com projetos de alfabetização e também com diálogos interculturais em comunidades afro-descendentes. A University of Glasgow é a única que oferece este curso que eu queria. Eu até tenho colegas de turma que vieram de Edimburgo, porque não tem nada parecido lá.
O MSc Community Development é um curso baseado em prática então a melhor coisa pra mim é o trabalho envolvido. Eu trabalho com um grupo de mulheres estrangeiras no norte de Glasgow e é com ele que eu mais aprendo.
Eu espero que o curso me ofereça novos desafios. Na verdade, isso já aconteceu, já que agora sou parte do projeto Active Citizens Programme, promovido pelo British Council, que tem por objetivo desenvolver diálogos interculturais entre o UK e as outras nações. Estou muito empolgada!
Minhas primeiras impressões sobre Glasgow assim que cheguei foram que a cidade é fria, verde e úmida! Mas também é encantadora, antiga e vibrante! A melhor coisa sobre a University of Glasgow é a biblioteca, você pode encontrar quase todos os livros lá! Não perca a induction week, senão você corre o risco de ficar perdido!
Eu gosto de caminhar pelos Hunter Halls, gosto também dos encontros com meus colegas de Hispanic Studies e até tomar uma cerveja brasileira na Queen Margaret Union!"
Telma Montes McGeoch